Atendimento Online

LiveZilla Live Help
Andropogon

sementes_andropogonNome comum: Andropogon

Nome científico: Andropogon Gayanus

Cultivar: Planaltina

Família: Gramíneas

Ciclo vegetativo: Perene

Forma de crescimento: Touceira

Altura: Até1.80m

Resistência a seca: Alta

Resistência ao frio: Média

Exigência de fertilidade do solo: Baixa

Preparo do solo: Destorroado e nivelado

Época do plantio: Estação chuvosa

Adubação: Fosfatada no plantio, conforme análise do solo

Profundidade do plantio: 0,5 a 1,0 cm

Densidade: 240 a 380 vc/ha

Produção de forragem: 8 a 14 ton. m.s./ha/ano

Proteína bruta na m.s.: 8% a 10%

Tempo de formação: 90 a 120 dias

Origem

Gramínea com origem na Nigéria-África, introduzida no Brasil pelo intercâmbio entre o CIAT da Colômbia e o CPAC/EMBRAPA.

Características Agronômicas

O Andropogon tem boa produção de forragem de boa qualidade e bom teor de proteína, mesmo em solos de baixa fertilidade, como, os solos bem drenados, cascalhados e ácidos. Apresenta muita resistência a seca, mantendo boa quantidade de folhas neste período e baixa resistência a umidade. Esta gramínea possui grande tolerância às queimadas, muita resistência a cigarrinha, boa digestibilidade e palatabilidade, média resistência ao sombreamento. Requer precipitação pluviométrica acima de 700mm anual. Pode ser consorciado com todas as leguminosas.

Indicação e Utilização

Esta gramínea é indicada para bovinos de cria, recria e engorda em pastejo direto. Pode ser pastejado por equinos. O valor nutritivo é bom, considerando o consumo, digestibilidade e composição química. O primeiro pastejo deve ser com 90 dias após a germinação das sementes, podendo ser pastejado até a altura de 30cm. Por apresentar bom perfilhamento e talos vigorosos, o andropogon deve ser pastejado baixo para eliminação do material seco. O período de descanso depende do clima, em média é de 25 a 30 dias no período de chuva e de 30 a 50 dias no período de seca.