Atendimento Online

LiveZilla Live Help
Formação de Pastagens

As sementes de forrageira é um fator muito importante na hora de formar a pastagem e portanto, existem legislações que devem ser cumpridas desde a produção de sementes até o plantio. Estas legislações estabelecidas pelo MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, normatiza a produção de sementes, transporte, beneficiamento, armazenamento, comercialização e as análises feitas em laboratórios. A Instrução Normativa nº 30 de 21 de maio de 2008 determina os padrões mínimos das sementes de forrageiras para produção e comercialização, veja alguns exemplos:

Nome Comum Pureza Germinação

Brachiarão

60%

60%

Decumbens

60%

60%

Humidícola

60%

40%

Mombaça

40%

40%

Massai

40%

40%

O VC-Valor Cultural foi utilizado como padrão de qualidade, atualmente é utilizado como um fator para calcular a quantidade de sementes para o plantio. É calculado pela seguinte fórmula:

VC = Pureza(%) x Germinação (%)

                      100

O valor cultural – VC associa um fator de qualidade física que é a pureza (%) com um fator de qualidade fisiológica (%) que é a germinação (%).

O valor cultural indica a quantidade de sementes puras e germináveis de um lote de semente. Quanto mais alto o valor cultural, melhor é as sementes.

Cuidados especiais

Transporte as sementes protegidas da umidade e do calor excessivo. Armazene em local seco, ventilado e sobre estrado de madeira. Não deixe as sementes expostas ao sol, com produtos químicos e cobertas com lonas plásticas sob alta temperatura.

Preparo do solo

Analizar o solo, fazer a correção e adubação de acordo com o resultado e a orientação de um agrônomo. O calcário deve ser aplicado ao solo de 60 a 90 dias antes do plantio. O solo deve estar gradeado, destorroado, nivelado, livre de sulcos e de material palhoso na superfície. Espere que o material vegetal incorporado ao solo pela aração apodreça antes do plantio, pois, a fermentação deste material poderá matar as sementes. Faça curvas de nível para o controle de erosões.

Plantio

A melhor época de plantio é quando as chuvas estão regularizadas. Os equipamentos devem estar revizados e regulados conforme as recomendações para garantir que a quantidade correta de sementes seja plantada em toda a área. A profundidade do plantio deve ser feita conforme a recomendação adequada para cada variedade. Os adubos a base de Nitrogênio e Potássio, não podem ser misturados com as sementes porque causam a morte do embrião. O adubo fosfatado pode ser misturado desde que plantado no mesmo dia. A quantidade de sementes a serem plantadas devem ser baseadas no VC das sementes e dependem das condições do plantio, como, preparo de solo, quantidade de chuva, luminosidade, temperatura, se o solo foi corrigido e fertilizado, possiveis problemas com insetos e se há infestação de ervas daninhas.

QUANTIDADE DE VC NECESSÁRIO PARA PLANTAR UM HECTARE

Sementes

Condições Ideais

Condições Médias

Condições Adversas

Profundidade plantio

Brachiárias

240

320

480

1,0 a 2,0cm

Andropogon

240

320

480

0,5 a 1,0cm

Panicuns

180

240

340

0,5 a 1,0cm

Formas de plantio

Em linha

As sementes são plantadas em linhas por plantadeira/semeadeira, a distância entre as linhas deve ser a menor possível.

A lanço

O plantio a lanço é feito por distribuidora de calcário ou de adubo. As sementes são depositadas sobre a superfície do solo e precisam ser logo enterradas com rolo compactador ou com grade niveladora leve e fechada, para possibilitar a germinação mais rápida e homogênia das plantas.

Aéreo

No plantio aéreo a quantidade de sementes a serem usadas é de 40 a 50% superior ao plantio normal. No caso de plantio em área de queimada é preciso distribuir as sementes antes da primeira chuva.

Manual

No plantio manual é usado a matraca ou as mãos. Quando for utilizar a matraca recomendamos soldar chapas nas laterais a 1,5cm da boca de saída para regular a profundidade do plantio.

Manejo

O primeiro pastejo, quando feito de modo correto, garante o sucesso da formação. Ele deve ser feito logo que as plantas estiverem crescidas e cobrindo toda a área plantada. É melhor utilizar animais leves, para fazer apenas um desponte das plantas. A partir do primeiro pastejo, na medida que as plantas se restabelecerem, a pastagem pode ser utilizada normalmente.