Atendimento Online

LiveZilla Live Help
Piatã

sementes_piataNome comum: Piatã

Nome científico: Brachiária Brizantha

Cultivar: BRS Piatã

Família: Gramínea

Ciclo vegetativo: Perene

Forma de crescimento: Touceira

Altura: Até 1.10m

Resistência a seca: Média

Resistência ao frio: Média

Exigência em fertilidade do solo: Média

Preparo do solo: Destorroado e nivelado

Época do plantio: Estação chuvosa

Adubação: Fosfatada no plantio, conforme análise do solo

Profundidade do plantio: 2,0 a 4,0 cm

Taxa de semeadura: 350 a 550 vc/ha

Produção de forragem: 9 a 12 ton. m.s./ha/ano

Proteína bruta na m.s.: 10% a 12%

Tempo de formação: 80 a 110 dias

Origem

Gramínea de origem da região de Welega-Etiópia, África. É uma Brachiária Brizantha, selecionada após 16 anos de pesquisa pela Embrapa e liberada em 2003

Características Agronômicas

O Capim Piatã é indicado para solos de média fertilidade. Destaca-se pela elevada taxa de crescimento e disponibilidade de folhas sob pastejo. Possui boa produção de forragem, em média de 9,5 toneladas por hectare de matéria seca, com 57% de folhas, sendo 30% dessa produção obtida no período seco. Média resistência a umidade e alta resistência a cigarrinha. O capim tem crescimento ereto e cespitoso, ou seja, forma touceiras de porte médio e com altura entre 0,85 e 1,10 metro. A cultivar é uma Brachiária Brizantha que pode ser produzida nas regiões com estação seca de até 5 meses, dos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além da Amazônia Legal e áreas de Mata Atlântica e de cerrado da Bahia. Pode ser consorciado com todas as leguminosas.

Indicação e Utilização

Indicado para recria e engorda de bovinos e fenação. O primeiro pastoreio deve ser aproximadamente de 90 dias após a germinação das sementes, a altura mínima de pastejo é cerca de 30cm. Em avaliação realizada em Campo Grande- MS, pela Embrapa, num regime de pastejo alternado, com ampla oferta de forragem para novilhos ao longo das estações (três anos), o ganho de peso diário dos animais na estação chuvosa e seca foi semelhante entre os capins Piatã e Brachiária Brizantha. Todavia, como o Piatã apresenta características agronômicas e adaptativas diferenciadas, esta cultivar é recomendada para a diversificação das pastagens em vários ambientes de cultivo, como alternativa à Brachiária Brizantha. Comparando com o Brizantha, o Piatã destacou-se pela elevada taxa de crescimento foliar, disponibilidade de folhas sob pastejo.