Atendimento Online

LiveZilla Live Help
Brachiária Xaraés

sementes_brachiaria_xaraesNome Comum: Xaraés

Nome científico: Brachiária brizantha

Cultivar: Xaraés

Família: Gramínea

Ciclo vegetativo: Perene

Forma de crescimento: Touceira decumbente

Altura: Até 1.60m

Resistência a seca: Alta

Resistência ao frio: Média

Exigência em fertilidade do solo: Média/Alta

Preparo do solo: Destorroado e nivelado

Época do plantio: Estação chuvosa

Adubação: Fosfatada no plantio

Profundidade do plantio: 1,0 a 3,0 cm

Taxa de semeadura: 240 a 480vc/ha

Produção de forragem: 12 a 18 ton. m.s./ha/ano

Proteína bruta na m.s.: 10% a 13%

Tempo de formação: 90 a 120 dias

Origem

Gramínea com origem na Nigéria- África, introduzida no Brasil pelo intercâmbio entre o CIAT da Colômbia e o CPAC/EMBRAPA em 2003

Características Agronômicas

É uma planta muito vigorosa de alta produtividade de forragem e com rebrota muito rápida, boa adaptação em solos de média a alta fertilidade, bom comportamento em solo arenoso. Com hábito de crescimento entouceirado, pode formar consorciações com leguminosas. Apresenta bom valor nutritivo, considerando o consumo, digestibilidade e composição química. Gramínea de excelente palatabilidade e digestibilidade, requer índice pluviométrico acima de 800mm anual, baixa resistência ao sombreamento, média resistência a umidade e a cigarrinha.

Indicação e Utilização

Utilizada para pastejo direto, silagem e fenação. Indicada para cria, recria e engorda de bovinos, não é bem aceita por equinos, ovinos e caprinos. A Xaraés tem melhores resultados em pastagens rotacionadas, neste pasto, recomendamos a realizar o primeiro pastejo cerca de 90 dias após a germinação das sementes, retirando os animais com a altura mínima de 30cm do solo. Em pastejo contínuo retirar os animais com a altura mínima de 20cm . Por ser uma cultivar de ciclo tardio, o uso durante o período chuvoso dever ser intensificada. A sua adaptação no período de seca é bem melhor, possibilitando um pastejo mais longo. Pode ser consorciada com todas as leguminosas.