Cuidados Especiais

As sementes são organismos vivos, sensíveis. Portanto, para manter a qualidade garantida necessitam ser transportadas protegidas da umidade e do calor excessivo, armazenadas em local seco, fresco, ventilado e sobre estrado de madeira para não absorver a umidade do piso, afastadas das paredes do armazém para melhorar a ventilação e evitar a absorção de umidade. Também não podem ser armazenadas com produtos químicos, expostas ao sol e cobertas sob altas temperaturas por lonas plasticas.

Informações para formação de pastagens

Escolha da forrageira:

Ao ser plantada a forrageira, devem ser levados em consideração uma série de fatores. É importante saber, o objetivo da pastagem, produtividade desejada e o nível tecnológico a ser adotado.

Análise do solo:

Muito importante para o sucesso da pastagem, deve-se percorrer a área coletando amostras a uma profundidade de 0 a 20 cm e depois levar a um laboratório especializado com quantidade mínima de 500 gm de solo.

Correção do solo:

Também conhecida como colagem, deve ser feita de acordo com o resultado da análise de 90 dias antes da adubação. O material da correção deve ser incorporado no momento do preparo do solo. É importante o acompanhamento de um profissional.

Preparo do solo:

Faça o preparo conforme as características do solo, normalmente é feito com arado ou com grade-aradoura, incorporando o material vegetal para que apodreça antes do plantio. Faça o destorroamento, nivelamento e curvas de nível para o controle de erosões.

Adubação:

Faça adubação conforme os resultados da análise do solo. O adubo fosfatado deve ser misturado no momento do plantio. A orientação da mistura deve ser feita por um agrônomo com experiência em pastagem.

Taxa de semeadura:

A variedade das sementes, o VC e as condições de plantio, indicam a quantidade de sementes a serem plantadas por hectare.

Plantio:

A época ideal é quando as chuvas estiverem regularizadas conforme cada região. O equipamento da semeadura deve estar regulado para garantir que a quantidade desejada e a distribuição uniforme das sementes na área a ser plantada seja feita corretamente. Em qualquer tipo de plantio as sementes devem ser incorporadas ao solo por grade niveladora fechada ou rolo compactador, conforme a quantidade e profundidade recomendada para cada variedade.

Manejo:

O primeiro pastejo deve ser feito com animais jovens entre 80 e 100 dias após o plantio, logo que as plantas estiverem crescidas e cobrindo toda a área plantada, para estimular o perfilhamento. A partir do primeiro pastejo, na medida que as plantas se restabelecem, a pastagem pode ser utilizada normalmente. O manejo correto otimiza a produção da forragem e sua eficiência.

Formas de Plantio:

  • Em Linha:
    As sementes são plantadas em linhas por plantadeira/semeadeira, a distância entre as linhas deve ser a menor possível.
  • A lanço:
    O plantio a lanço é feito por distribuidora de calcário ou de adubo. As sementes são depositadas sobre a superfície do solo e precisam ser logo enterradas com rolo compactador ou com grade niveladora leve e fechada, para possibilitar a germinação mais rápida e homogênia das plantas.
  • Aéreo:
    No plantio aéreo a quantidade de sementes a serem usadas é de 40 a 50% superior ao plantio normal. No caso de plantio em área de queimada é preciso distribuir as sementes antes da primeira chuva.